A gordura animal que por muitos anos foi considerada como fator de risco para diversos tipos de câncer tem sido absolvida em estudos mais recentes: pesquisadores ligados a Universidade de Havard acompanharam 88.647 mulheres por 18 anos. Neste período, 4107 casos de câncer de mama foram diagnosticados e não houve relação entre o aparecimento do câncer de mama com o consumo de carne vermelha ou peixe (1).
Mais uma vez vemos o excesso de carboidratos de baixo alto índice glicêmico desempenharem um papel importante em uma doença crônica degenerativa.
O aumento dos carboidratos na dieta tem sido culpados também pelo aumento das taxas de câncer, uma vez que a insulina e o IgF I auxiliam no crescimento e na proliferação tumoral, e ambos estão aumentados nas dietas ricas em carboidratos (2). Recentemente, um estudo avaliou a dieta de 1204 homens com câncer de próstata em relação a 1352 controles saudáveis de mesma faixa etária. Esse estudo concluiu por uma forte correlação entre câncer de próstata com a quantidade de carboidratos na dieta, principalmente com os de alto Índice Glicêmico (3).
1-Meat, fish and egg intake and risk of breast cancer. Int J Cancer. 2003 Mar 20;104(2):221-7.
2-Insulin and cancer. Boyd DB. Integr Cancer Ther. 2003 Dec;2(4):315-29.
3-Glycemic index, glycemic load and risk of prostate cancer. Augustin LS. Int J Cancer. 2004 Nov 10;112(3):446-50.